quarta-feira, julho 07, 2004

Isto existe? O pisca-pisca.


Onde: Em todo o lado
Quando: Todos os dias, a toda a hora

Segundo o Código da Estrada:

SECÇÃO II
Sinais dos condutores

Artigo 20.º
Sinalização de manobras

1) Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de
direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido
de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.

2) O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela
esteja concluída.

3) Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
60 a 300 euros.


Mas.. quem é que respeita?

Hoje, um cromo num Renault Clio Branco, seguia, na Avenida de Fernão Magalhães, na faixa da direita (eu ia na da esquerda). Estando quase a passar por ele, vira pura e simplesmente para a minha faixa sem olhar pelos retrovisores certificando-se de que o poderia fazer em segurança, e sem sequer assinalar a sua intenção de mudar de faixa! Será assim tão difícil dar um pequeno toque na manete dos piscas?! Mal ele virou (para cima de mim) BUZINADELA claro. O cromo olha pelo retrovisor (sim, afinal sempre o sabe usar) e fica cerca de 15 a 20 segundos a olhar para mim (enquanto eu lhe fazia sinais tipo "Oh tapadinho!! Não sabes piscar não?? Faz isso mais vezes!!") como que a dizer:

"Caramba, o que é que este gajo quer? Levarei eu alguma porta aberta? Terei um pneu furado?"

Eu queria ver se fosse um camião.. havia de ser bonito!

E depois queixa-se esta gente das estradas, esquecendo-se que ELAS (as pessoas) são as principais culpadas no meio de isto tudo.. Enfim..

Aqui há dias ia eu atrás de um Renault 19 preto (que por sinal até deve ser meu vizinho), e não é que o gajo virou à direita duas vezes e o pisca nem vê-lo? Até que pára no meio da rua (como a rua é estreita tive que parar também atrás dele). E não é que o gajo começa a fazer marcha-atrás? Entretanto olho para a minha direita e reparo que existia ali um lugar (era de noite e eu não tinha visto). O gajo deve ter pensado "Porra este palhaço atrás de mim é cego ou quê? Não vê que eu quero estacionar?"
Então.. eu é que tinha que adivinhar o que é que o gajo ia fazer! Lá tive eu que fazer marcha-atrás também para o Exmo. Sr. estacionar. Quando vou a passar por ele, ainda olhei mas o gajo estava tão atarefado na sua manobra que nem em simples obrigado me soube dirigir..

E como estas situações já passaram por mim várias, sendo que estas estão mais frescas na memória.. E quantos de vós não terão histórias semelhantes?

Para finalizar, ficam já a saber:

Se há coisa que eu detesto é alguém não fazer pisca.. fico furioso!

2 Comments:

At 14 julho, 2004 23:30, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o que escreveste.
A princípio pensei que era um defeito de fabrico dos carros novos, visto isto só me acontecer quando ia atrás de carros novos.
Mas já deu para perceber que a epidemia já se alastrou até aos carros mais antigos.
Será preguiça, ou será que aqueles euros que compraram a carta, agora trazem à superfície a razão pela qual certas pessoas não deviam ter sido encartadas?
Deixo isto à consideração dos senhores!

 
At 28 julho, 2007 20:18, Anonymous Anónimo said...

Tambem acho, so porque os outros sao uns azelhas, temos-lhe que facilitar a vida? claro que nao. se nao sabem conduzir fiquem em casa, para evitarem filas de transito e acidentes de merda!
olha que ontem, no acesso da A14 coimbra-norte um gajo a armar-se poe-se a ultrapassar me e quando chega a altura de entrar na auto-estrada, ja ele estava na facha da via verde, e passa duas fachas pa direita sem faser pisca,para ir tirar o ticket, quase a provocar um acidente. ha coisas fantasticas nao ha?

 

Enviar um comentário

<< Home